sexta-feira, 18 de setembro de 2015

História de São Bento do Sul – Primórdios da Imigração de 1873


História de São Bento do Sul – Primórdios da Imigração

O início da colonização propriamente é o reflexo de eventos que datam décadas anteriores ao épico momento de imigração. Podemos dizer que a Revolução de 1848 na França foi um marco para a fundação da colônia Dona Francisca (atual Joinville) e consequentemente de São Bento do Sul  em 1873.

Princesa Dona Francisca (1824 - 1898)
Nossa região é conhecida pela referência da princesa brasileira, Dona Francisca, ou ainda Dona Francica Carolina Joana Leopoldina Romana Xavier de Paula Micaela Rafaela Gabriela Gonzaga de Bragança, a princesa de Joinville, foi a quarta filha do imperador brasileiro, D. Pedro I e D. Maria Leopoldina. Ela foi irmã de D. Pedro II e tia da Princesa Isabel. Dona Francica nome pujante e forte que atualmente é referência da serra entre Joinville e Campo Alegre, ou ainda ao turismo regional e até mesmo a primeira estrada de acesso para São Bento do Sul. Graças a Dona Francisca, hoje estamos aqui.

A importância da princesa para nossa região ou cidade começou quando Dona Francisca casou em 1843 com o príncipe francês François Ferdinand Phillipe de Orléans, filho de Luís Felipe o rei da França.


Porem antes vamos voltar no tempo e entender outro contexto da história.

Desde a Revolução de 1789 a população seguia inconformada pelos rumos de sua pátria, deslumbrando Napoleão Bonaparte como Imperador da França, este sempre ambicioso pela conquista de mais territórios e do poder do domínio pela Europa. Chegamos em 1830 e no ímpeto revolucionário a França se volta ao absolutismo de Carlos X, oportunizando o reinado para Luís Felipe (digamos.... futuro sogro da nossa princesa Dona Francisca), mas foi derrotado pelas questões econômicas, mobilizando as insatisfações do povo que almejava por mudanças. E por consequência o inverso do que o povo esperava acontece, o apoio financeiro aos aristocratas sucumbe a crise, o desemprego e a Revolução de 1848 provoca a queda do Rei Luís Felipe.  Notem que nesta data a nossa princesa já estava casada com o príncipe francês François Ferdinand Phillipe de Orléans. E frente a queda do rei não existia outra opção para a família real que seguiu para o exílio e assim migrou nossa Princesa Dona Francisca, o príncipe e demais familiares para a Inglaterra. Embora bem acolhidos, sua instabilidade financeira, prejudicou a qualidade de vida que vinham tendo.  Mas no momento de crise financeira da família real, veio a lembrança do patrimônio ainda existente no Brasil. Uma lei criada 3 anos antes do casamento da princesa definia que o consórcio em uma família real estabelece um dote. Portanto as filhas de D. Pedro I, irmãs de D. Pedro II apresentavam regalias econômicas e vastas áreas de propriedades no Brasil.
Franz Xaver Winterhalter -
Francois-Ferdinand-Philippe d'Orleans
(1818-1900) Prince de Joinville


Assim sendo as margens direita do Rio São Francisco em Santa Catarina serviram para alavancar a economia da família real. Léonce Aubé, procurador do príncipe entrou em contato com o Senador Chistian Mathias Schoeder, para ajudar nesta empreitada de colonização, Schoeder  já tinha franco relacionamento com o grupo hamburguês e o Brasil, já estava envolvido com a colonização de imigrantes. O príncipe determinou que se povoassem as primeiras 8 léguas, na região hoje definida como Joinville, nome alusivo ao príncipe e sua origem. E em 5 anos foi firmado o compromisso de estabelecer 1500 colonos com estrutura necessária para atendimento das necessidades.

E assim podemos dizer que por ventura da crise econômica e administrativa da França, frente a insatisfação popular e a revolução de 1848, seguida da queda do Rei Luís Felipe, tivemos as primeiras movimentações para o povoamento de parte do Norte Catarinense, que iniciou na costa e tomou rumo a serra e também se estabeleceu no Planalto Norte. A formação da colônia Joinville foi fundamental para o surgimento da colônia de São Bento. E chegaram centenas de navios.

HINO QUE OS IMIGRANTES ALEMÃES CANTAVAM

(falando de seu amor e devoção pela sua terra)
'
Nun ade, du mein lieb Heimatland.
Refrão:
Nun ade, du mein lieb Heimatland.
Lieb Heimatland ade.
Es geht jezt fort zum fremdenstrandt
Lieb Heimatland ade!
(refrão cantado no início de cada estrofe)
1.
Und so sing ich denn mit frohem mut
Wie man singet wenn man wandern tut
Leb Heimatland ade!
2.
Wie du lachst mit deines himmels blau
Wie du grüssest mich mit Feld und Au
Lieb Heimatland ade!
3.
Gott Weiss, zu dir steht mein Sinn.
Doch jetzt zur ferne ziehts mich hin
Lieb Heimatland ade!
4.
Begleitest mich, du leiber Fluss.
Bist traurig das ich wandern muss
Lieb Heimatland ade!
5.
Vom Moo’s gen Stein und Wald’gen tal
Da gr¨ss ich dich zum letzten mal
Mein Heimatland ade!

Fim
Moos’gen = Moos gegen
Wald’gen = Wald gegen


SÃO BENTO DO SUL E A IMIGRAÇÃO DE 1873

Mas é curioso entender o início da formação da Colônia Dona Francisca (atual cidade de Joinville) que foi aporte para a colonização de São Bento do Sul. Depois da Cia Colonizadora sediada em Hamburgo, esgotar a possibilidade de mais imigrantes para Colônia Dona Francisca, o embarque de passageiros continuava e agora para povoar o planalto, com destino as margens do rio São Bento.

Portanto nesta visão mais profunda de fatos que influenciaram a imigração alemã, austríaca, "polonesa"…, que caso não teriam acontecido, certamente inibiriam a imigração de muitas famílias para Brasil. E caso não tivessem ocorrido não existiria São Bento do Sul porque nossa cidade foi iniciada a partir da colonização Dona Francisca, da atual de Joinville, e esta colonização por sua vez ocorreu por que a revolução Francesa de 48, que deixou a família real na penúria, exilada (fugida) na Inglaterra. Entretanto não podemos descartar que muitas das famílias que aqui chegaram não teriam seguido para outra colônia, afinal os incentivos de imigração atingiram várias cidades e se intensificaram, muito tempo antes com o casamento do Dom Pedro I com D. Leopoldina, filha do último imperador do Sacro Império Germânico, e as imigrações já ocorriam muitas d´cadas antes de 1873.

Então São Bento iniciou sua colonização em 1873, e as primeiras investidas de trabalho de seus habitantes, homens e mulheres iniciou no dia 23 de setembro, data que ficou consagrada como aniversário, fundação, de São Bento do Sul/SC embora o distrito de São Bento foi ciado por Lei apenas em 1876. Já o município foi criado em 21 de maio de 1883 instalado em 30 de janeiro de 1884. Neste mês no dia 23 (de setembro) de 2015 comemoramos 143 anos de idade de nossa querida cidade.


A imigração é marcada em 1873 pelos 70 primeiros imigrantes, mas vieram centenas de famílias, que saíram de pequenas vilas europeias que apresentavam de 300 a 1000 habitantes originalmente (principalmente Boêmios do Böhmerwald e Reichenberger, na ocasião datada de 1873 existia o Império Austro Húngaro, povo de língua/cultura/costumes/origem Alemã, local que atualmente é a República Tcheca, sem esquecer os da Baviera e os da Pomerânia, e de outras áreas da Alemanha e ainda os Prussianos  “poloneses”). E todos sabemos do heroísmo e bravura de nosso imigrantes que ao chegar no porto, seguiram inicialmente para Joinville, ali foram registrados, recebiam as primeiras orientações e auxílios, inclusive de saúde, passando pela casa de recepção,  continuavam sua viagem, pela íngreme serra do mar em direção do novo povoado no Planalto Norte. As tropas de mulas com cangalhas davam conta do transporte dos poucos pertences pessoais.  Em São Bento, até o ano de 1878 foram distribuídos 496 lotes para os imigrantes: 

Diese 496 Einwohner, die ebensoviele Bodenanteile als Besitz übernahmen, verteilen sich ihrer 
Herkunft nach auf

Böhmerwäldler und Bayern____________ 225___ Anteile___ 46.2%

Nordböhmenn (Reichenberger)_________ 181___ Anteile___ 36.0%

Pommern u. Norddeutsche_____________ 17____ Anteile___ 3.3%

Deutsch-Polen_______________________ 65____ Anteile___ 13.0%

Brasilianer, Franzosen, Tschechen________ 8_____ Anteile___ 1.5%

OBS: O Reino da Boemia existiu como monarquia hereditária de 1212 até 1918 (sendo que de 1620 a 1918 esteve anexado ao Reino da Áustria)