segunda-feira, 7 de setembro de 2015

GERAÇÃO III; IV; V GERAÇÕES DO HEREDOGRAMA GENEALÓGICO - ANTES E DEPOIS DA IMIGRAÇÃO DE 1873 PARA O BRASIL Family Tree Genealogie in Brasilien Deutschland und Österreich


III – GERAÇÃO

1 – Alois Hübl – Imigrante natural da cidade de Heuhof – Batizado em Rothenbaum – Boêmia. Casou aos 21 anos, no dia 18/11/1884 com Maria Selke 17 anos, filha de Luiz Selke e Albertina Gresens. Testemunhas: José Augustin e Antonio Beckert. Lavradores da Estrada Dona Francisca. (Rothenbaum (alemão: árvore vermelha) foi um Sudetos povoado, situado a cerca de 1 km a leste da fronteira com a Baviera . Após a expulsão dos alemães da Tchecoslováquia após a Segunda Guerra Mundial , o lugar é deserto, agora chamado Červené Drevo , foi destruída, e fortificações de fronteira da Tchecoslováquia durante a Guerra Fria foram instalados. No final de 1990, as pessoas expulsas. Foi erguido um memorial nas ruínas da igreja. No atual Checa, o mais próximo lugar habitado é Fleky ( Flecken , alemão para local ). A próxima aldeia é Chudenin (Chudiwa), a próxima cidade a cerca de 7 km de distância, Nyrsko (Neuern ).

Não confundir com Heuhof atualmente Sruby é uma vila e município (obec) em Usti nad Orlicí District na Região Pardubice da República Checa. O município abrange em área de 6,89 quilômetros quadrados (2,66 sq mi) e tem uma população de 551 (2005). Aproximadamente 17 km Sruby ler (11 km) a oeste de Usti nad Orlicí 29 km (18 milhas) a leste de Pardubice, e 126 km (78 milhas) a leste de Praga.Heuhof localidades designadas:um distrito de Heidenheim an der Brenz no distrito de Heidenheim, em Baden-Württemberg, ver Heuhof (Heidenheim an der Brenz) a prefeitura de Sontheim no distrito de Heidenheim, em Baden-Württemberg, ver Heuhof (Sontheim) uma aldeia da aldeia Auhausen no distrito de Donau-Ries, na Baviera, consulte Heuhof (Auhausen)

Atulmente Heuhof, Ploss e Rothenbau são ruínas ou ainda um deserto verde.

Boêmia: O nome Boémia deriva de Boihaemum ou casa dos Boios, povo celta que migrou para esta região no início do século V a.C. (Referência:John Haywood: The Celts - Bronze Age to New Age). As tribos eslavas, que chegaram no século I d.C., dominavam o território no século VI. A partir do século X, a família dos Premyslidas exerceu a sua autoridade na Boêmia Central. No início do século XV, nas Guerras Hussitas, a luta para impor o protestantismo ao país, fez nascer uma forte consciência nacional boêmia. Em 1526, o trono passou para as mãos dos reis austríacos Habsburgo e durante os três séculos seguintes as terras tchecas perderam a independência. O Estado independente nasceu após a I Guerra Mundial (28 de outubro de 1918). A Boêmia passou a fazer parte da Tchecoslováquia até 1993, data da constituição da República Tcheca e da República Eslovaca.

2 – Maria Selke – Imigrante da cidade de Vietzig, Pomerania, nasceu na cidade de Wollin e batizada em Stojentin na Prússia (protestante evangélica luterana). A família imigrou quando seu pai era lavrador em Vietzig (Alemão) atualmente Wicko [ 'vit͡skɔ ] (alemão Vietzig, kashubian Wicko) é uma aldeia com um assento município rural (gmina Wiejska) no polonês Pomerânia e pertence ao distrito Lębork (Lauenburg na Pomerânia).– (Prússia (Alemão: Preußen (ajuda·info)) era um reino e um estado alemão histórico que deu origem ao Ducado da Prússia e à Marca de Brandemburgo e era centrado na região histórica da Prússia. Durante séculos, a Casa de Hohenzollern governou com sucesso a Prússia, expandindo de seu tamanho por meio de um exército bem organizado e eficaz. A Prússia moldou a história da Alemanha, tendo como sua capital Berlim depois de 1451. Em 1871, os estados alemães se uniram na criação do Império Alemão sob a liderança da Prússia. Em novembro de 1918, as monarquias foram abolidas e a nobreza perdeu seu poder político. A Prússia foi efetivamente abolida em 1932, e oficialmente em 1947).


A cidade de Maria Selke na Pomerânia STOJENTIN (Em polonês: Stowiecino) fica no município de Stolp (Observar mapa em II 3 – Luiz (Ludwig) Selke). No mapa acima, observando com lente de aumento é possível encontrar VIETZIG, na realidade da época era considerada uma aldeia de pescadores. Plantavam trigo e criavam ovelhas e gado. Mas, a atividade lucrativa e de maior número de pessoas era a pescaria no mar Báltico: arenque, salmão, sardela. No mapa faltou a letra “t” para VIETZIG   no Município de Wollin  
Stowięcino 54°33'47.86"N  17°29'5.50"L  [stɔvjɛnt͡ɕinɔ] ( alemão : Stojentin) é uma vila no distrito administrativo de Gmina Główczyce , dentro Słupsk County ,Pomerânia , no norte da Polônia.  Encontra-se a cerca de 10 quilómetros (6 km) a sudeste de Główczyce , 32 km (20 milhas) a leste de Słupsk , e 78 km (48 km) a oeste da capital regional Gdańsk . A vila tem uma população de 416.  família nobre de von Stojentin origina-se da aldeia, que foi citado em 1341 como propriedade de Bertold e Matzen van Stoyentin, em 1379 como imóvel de Mertin e Barteke von Stoguntin e em 1402 como propriedade do olde Bartke van Stoyentyn.A igreja foi mencionado pela primeira vez em 1519, tornou-se luterana em toda a Reforma Protestante . 
A propriedade ainda estava na posse da família Stojentin em 1618, mas foi mencionado como propriedade da viúva de Jürgen Ludwig von Wobeser em 1732. O von Wobesers permaneceram donos da propriedade Stojentin até 1820, quando foi entregue à Heinrich Jesco von Puttkamer. Em 1853 foi comprado por Ferdinand Scheunemann, cuja família seria dona da mansão até 1945.
Em 1925, 16 habitantes eram católicos, 6 judaica.  Em 1933, a vila teve 500, em 1939 475 habitantes. 
Durante todo o Oriente Pomeranian Ofensivo a vila foi ocupada por forças soviéticas em 9 de março de 1945, que não tinha sido evacuado antes e muitos habitantes e refugiados de aldeias vizinhas foram mortos. O último proprietário da fazenda, a Sra Scheunemann, foi morto por soldados soviéticos em 27 de março de 1945. 
Após a Segunda Guerra Mundial , a área foi colocada sob administração polaca de acordo com a Conferência de Potsdam e renomeado Stowięcino pela Comissão para a determinação da Place Names . poloneses , principalmente de áreas polonesas anexadas pela União Soviética começaram a se estabelecer na região. A população alemã restante foi expulso em um transporte em 27 de novembro de 1946 em direção a Torgau . 
Hoje quase todas as pessoas locais são fazenda coletiva (ex- PGR ) os trabalhadores e agricultores; há uma alta taxa de desemprego.
A igreja de batismo de Maria Selke, pela localização, provavelmente foi a Igreja Paroquial de St. Estanislau bispo e mártir, tijolo e em enxaimel do século XV, reconstruída no século XVIII (embora esta hoje é evidentemente católica). A partir do século XV, deixando apenas a torre gótica-renascentista, barroco. As datas da nave a partir do século XVII (reconstruído em 1963), o púlpito de 1.632 órgão do início do século XIX, oepitáfio de Barbara von Zastrowen. O novo altar pintura "A Crucificação" do século XVII (foto).
A Pomerânia (em polonês Pomorze; em alemão Pommern; em latim Pomerania ou Pomorania; em pomerano,Pommerland) é uma região histórica e geográfica situada no norte da Polônia e da Alemanha na costa sul do mar Báltico, entre as duas margens dos rios Vístula e Odra, atingindo, a oeste, o rio Recknitz. A primeira dinastia de duques chamava-se os Grifos, em alemão "Greifen", em polonês "Gryfici". Eles eram quase semprevassalos do Sacro Império Romano-Germânico, só por pouco tempo ficaram vassalos do rei da Polônia. A dinastia reinou doséculo XI ou século XII até 1637, quando morreu o último duque sem deixar filho herdeiro. Quem herdou o trono foi seu cunhado, o duque do estado alemão de Brandemburgo, a dinastia Hohenzollern. A família obteve assim dois ducados, e pouco depois herdou ainda o ducado Prússia. Assim formou-se sob o título Prússia um Estado enorme e poderoso desses três ducados cada vez mais outras regiões. O duque ganhou o direito de ser chamado rei, mas a Pomerânia virou província. Depois do fim do Sacro Império Romano-Germânico após derrotas frente a Napoleão Bonaparte em 1806, a Prússia tornou-se um país independente, até a fundação do Império Alemão em 1871, quando a Prússia voltou a ser um estado e seu soberano virou imperador da Alemanha.
Depois da derrota alemã na Segunda Guerra Mundial toda a Pomerânia ficou sob controle militar soviético e a fronteira polonesa-alemã foi deslocada para oeste duma maneira, que Pomerânia ficou dividida na linha Oder-Neisse entre a Polônia e a zona alemã sob administração soviética, que tornou-se mais tarde a república comunista da Alemanha Oriental 1 2 . A população alemã dos territórios a leste da nova linha de fronteira foi quase completamente expulsa e a área foi repovoada primariamente com poloneses (alguns anteriormente expulsos de Kresy) pelos russos, e ucranianos de ascendência polonesa 
(ver III 1 1 – Alois Hübl)

3 – Hoffmann

5 – José Streit – Imigrante da cidade de Friedrichswald – Boêmia 20/06/1876 – Fronteira com Saxã (“Saxônia/Estado da Alemanha”). (Friedrichswald referido atualmente a cidade de Rinteln - Bedřichov, comunidade na República Checa - Bedřichovka (Orlické Zahori), situação local de Orlické Zahori na República Checa). José Streit filho de Francisco Streit e Marianna Siebert imigrou com 25 anos, operário de, Friedrichswald, Boêmia, com mulher Antonie Gärtner filha de Antonio Gärtner e Joanna Ulrich (25), católicos imigrou pelo Navio Buenos Ayres (vapor), Capitão Heidorn, saída de Hamburgo 19/05/1876 e chegada em São Francisco 11/06/1876 com 349 passageiros. Estabeleceram-se na Estrada do Lago como lavradores. Tiveram os filhos (as): Antonio, Maria, Julia, Estevão, menino sem nome que sobreviveu um dia e José que sobreviveu 4 dias.

6 – Antonie Gärtner – (ver III 5 José Streit)

7 – Anton Bayerl – Imigrante da Áustria 22/11/1891.  Registro da Casa Civil da Presidência da República Secretaria Executiva/Arquivo Nacional, Coordenação Geral de Processamento e Preservação, Coordenação de Documentos Escritos, Rio de Janeiro. ANTON BAYERL e família, registrado a fl.3v. Sob notação BR.AN.RIO.OL.C.ES.RPV.PRJ 4835. Integrando o fundo documental DIVISÃO DE POLÍCIA MARÍTIMA, AÉREA E DE FRONTERIAS, certifica que o referido documento arquivado na Coordenação de Documentos Escritos, dele consta o seguinte: Dados comuns a todos Entrada, data 22/11/1891 Navio em que veio: Argentina; Procedência: Hamburgo; Destino Rio de janeiro; Nação: Áustria. Dados Específicos: Anton Bayerl idade 57 anos Chefe; Catharina Bayerl 46 anos; Anton Bayerl 21 anos; Marie Bayerl 18 anos; Franz Bayerl 15 anos; Joseph Bayerl 14 anos; Francisca Bayerl 7 anos. Observação: Viajaram na 3ª Classe.

8 – Catharine Maylinger – Imigrante da Áustria 22/11/1891 (ver III 7 – Anton Bayerl)
9 – August König – Natural da região do Reichenberg, Böhmerwald ou Floreta da Boêmia, foi lavrador de Schönnbach, atualmente Zdislava/República Tcheca, região de Liberecký, distrito de Liberec. (Zdislava é uma comuna checa localizada na região de Liberec, distrito de Liberec. Liberec (tcheco: Liberecký kraj) é uma região da República Tcheca. Sua capital é a cidade de Liberec. A República Checa ou República Tcheca3 (em checo Česká republika), também chamada Chéquia ou Tchéquia3 (em checo, Česko)4 é um país da Europa Central, limitado ao norte pela Polónia e pela Alemanha; a leste, pela Eslováquia; ao sul, pela Áustria; a oeste, pela Alemanha. A capital do país é Praga, que também é sua maior e mais populosa cidade. A Boémia, na parte ocidental do país, é cercada por morros baixos e forma uma bacia drenada pelo Labe (Elba) e Moldava (Vltava). Morávia, a parte oriental também é montanhosa e é banhada pelo rio Morava. Silésia, a parte do norte da Morávia, entre a Morávia e a Polônia.)

10 – Analia Eichendorf – Analia pode ser a Amalie que imigrou com o marido Gottlieb Ludwig Eichendorf este imigrou com 32 anos era de Elsenthal, Prússia Ocidental. Navio Doctor Barth. Capitão Rockwoldt, saída de Hamburgo 07/04/1873 e chegada em São Francisco  07/06/1873 com 129 passageiros. (ver III 9 August König)

11 – Virgíneo Soares Fragoso

12 – Francisca Pereira de Oliveira

13 – Miguel Batista Fragoso

14 – Onorata Ferreira Santos

15 – Francisco (Franz) Seidl – (ver II 29 Wenzel Seidl)

16 – Guilhermina Fölons.
17 – Benedicto Pscheidt – Filho de Magdalena Zipperer. Imigrante! Natural da cidade de Mühling e batizado em Neuern na Boêmia. Casou a 04/09/1883, com Francisca Lobermaier. Testemunhas: José Zipperer e Fernando Altmann. Sua futura esposa imigrou no mesmo Navio, ambos estão com 13 anos. Reg 25 L.1 Casamentos Ig Cat SBS 1883. Benedisco e Georg (irmão) eram casados com duas irmãs Lobermayer. Ela faleceu em 29/07/1923 aos 58 anos. Lavradores na estrada dos banhados.  (Atualmente Nýrsko 49 ° 17'36.1 "N 13 ° 08'34.1" E (pronúncia Checa: [niːrsko] ; alemão : Neuern) é uma cidade na Região Plzeň da República Checa . Encontra-se na Uhlava Rio sob o Šumava Faixa de cerca de 50 km ao sul-oeste da capital, região de Plzeň . Nýrsko também é um Município com Encomendado autarquia local no Klatovy Município com Competence Estendida.)
Embora o emigrou com o pai da cidade de Hammen,(Império Austro-Hungaro) atualmente República Checa Hamry  A cidade natal de Benedicto Pscheidt é Mühling atualmente com o mesmo nome localizado na Baixa Áustira esta Situado a leste da Alta Áustria , Baixa Áustria deriva seu nome da sua localização a jusante no rio Danúbio , que corre de oeste para leste. Baixa Áustria tem uma fronteira internacional, 414 km de comprimento, com a República Checa (principalmente Morávia do Sul ) e Eslováquia . O Estado tem a fronteira externa segunda mais longa de todos os estados austríacos. Também faz fronteira com outros estados austríacos de Alta Áustria , Estíria e Burgenland , bem como em torno de Viena 
Baixa Áustria está dividida em quatro regiões, conhecidas como Viertel (trimestres).
Baixa Áustria ( alemão :   Niederösterreich ( ajuda · informação ); Checa : Dolní Rakousy; eslovaco : Dolné Rakúsko) é o estado northeasternmost dos nove estados em Áustria . O capital social da Baixa Áustria desde 1986 é Sankt Pölten , a cidade capital mais recentemente designado na Áustria. A capital da Baixa Áustria tinha sido anteriormente Viena , mesmo que Viena não é oficialmente parte da Baixa Áustria . Com uma área de 19.186 km² e uma população de 1.612.000 pessoas, é o maior estado da Alemanha, Áustria, e em termos de segunda população apenas para o estado federal de Viena.

18 – Francizka Lobermeyer – Imigrante nasceu e foi batizada em Santa Catharina na Boêmia, casou-se com Benetito Pscheidt em 04/09/1883. (ver III 17 Benedicto Pscheidt).

19 – Wenceslau Rückl, Imigrante casado com Thereza Linzmayer, filha de Jacob Linzmayer e Bárbara Augustin. Wenceslau faleceu em 28/07/1912 na estrada dos Bugres aos 56 anos, sepultado na Estrada dos Bugres. Ela faleceu em 19/02/1948 aos 93 anos. (ver 37 II José Rückl).

20 – Thereza Linzmayer (ver 19 – III Wenceslau Rückel). O irmão foi operário em Hammern, Boêmia.

21 – Philipp (Felippe) Mülbauer – Católico, imigrou no Navio Rio, Capitão von Helms com saída de Hamburgo 20/03/1877 e chagada em São Francisco 22/04/1877. Imigrou com 12 anos Philipp, (Felipe) nasceu em Kleineigen 49°18'14.61"N 12°54'18.22"L batizado em Eschelkam 49°17'57.39"N 12°54'57.04"L na Baviera, casou-se com 24 anos em 19/10/1889 com Rosalia Kellner, Testemunhas: Gaspar Liebl e Ignacio Fürst. Reg 53 Liv. Casamentos Igreja Católica de SBS 29/07/1887 a 28/04/1890. Ele faleceu em 02/11/1926 aos 64 anos. Anita diz que Felipe faleceu em 26/11/1926. (Os pais e Philipp são de Schwarzenberg é uma cidade da Alemanha localizada no distrito de Erzgebirgskreis, região administrativa de Chemnitz, estado da Saxônia).

22 – Rosa (Rossalina/Rosalia) Kellner – Imigrante nascida na cidade de Leigenhof e batizada em Eschelkam – Baviera (ver José Kellner) e (III 21 Philipp Mülbauer). Anita (Mülbauer) Pscheidt relata oque Rosalia contou: Saíram da “Alemanha” num momento em que existia muita dificuldade para sobreviver, foram divulgadas as boas notícia de prosperidade no Brasil, de até ter mel escorrendo pelas árvores, emborra fossem fungos liberando substância açucarada dos troncos de bracatinga. Rosalia acrescenta que durante a viagem Alemanha/Brasil ocorreu um incêndio que iniciou na cozinha, mas foi controlado e fizeram uma novena. Um dos passageiros que já entrou no navio doente, e embora tivesse remédios e bom tratamento e conforto, piorou a saúde e faleceu em alto mar. Fizeram um velório, envolveram o falecido com lençóis, soaram por algumas vezes o apito em tom fraco. No momento de descer o corpo que foi lançado por uma prancha, tocaram mais três vezes o apito do navio em alto tom. A família chegou no Brasil, ela com 13 anos (diferente do registro do navio), e se dirigiram para a região do Rio Antinha onde já estavam outros conhecidos e da família. Foram recebidos com uma sopa de nabo branco doce, o adequado e compreemsível pelo que existia disponível na época. A disponibilidade de comida era escassa em relação a diversidade, comia-se oque se cultivava, ou que outros cultivavam, e inicialmente não existiam algum alimentos, como o arroz. Em relação aos problemas de saúde, estes eram sanados em Joinville, dias de viagem no lombo de mulas e cavalos.

23 – Francisco Weiss - Francisco nasceu em 13/061880, sendo batizado em 08/07/1880 tendo como padrinhos Francisco Dreschler e sua mulher Clara.

24 – Francisca Rank nasceu em 23/11/1881 e foi batizada em 22/01/1882 tendo como madrinha Anna Mauer.
25 – Francisco (Franz) Gruber – Imigrante da cidade de Chinitz Tettau – Boêmia (Atualmente Referido Vchynicko-Tetov (Chinitz-Tettau) 1 - I, distrito do município Srní Klatovy District, República Checa. 2 - II, distrito do município Modravy Klatovy District, República Checa). Francisco imigrou aos 47 anos, lavrador, de Chinitz Tettau, Boêmia, com a mulher Anna (47), filhos Carl (19), Maria (8), Theresia (7), Eduard (6), católicos vieram pelo Navio Santos, capitão Heidorn, saída de Hamburgo 19/07/1877 e chegada em São Francisco 19 ou 20/08/1877 com 153 passageiros. Ele faleceu em 17/08/1905 aos 75 anos, sepultado em São Bento do Sul. Ana Maria Gruber faleceu em 20/07/1909 aos 79 anos na Estrada Rio Negro.
 26 – Anna Frank (Gathomeyer?) – Imigrante da cidade de Chinitz Tettau – Boêmia (Atualmente Referido Vchynicko-Tetov (Chinitz-Tettau) 1 - I, distrito do município Srní Klatovy District, República Checa. 2 - II, distrito do município Modravy Klatovy District, República Checa).
27 – Gotlieb Dawergo
28 – Augusta Müller
29 – Francisco (Franz) Fernando Spitzner – Imigrante de Abbau Kurtze, Prússia Ocidental (ver II 57 Mathias Spiza.). Casou com Francisca Kohlbeck em 17/06/1890 ele com 25 anos filho de Francisco Spitzner e Helena Hafemann e ela com 20 anos filha de João Kohlbeck e Barbara Boehm (livro 5 ano 1893 13/07/1893 a 01/01/1902 Paróquia de São Bento do Sul).

30 -  Francisca Kohlbeck * 30/10/1878 batizada em 10/02/1878, sendo padrinhos Jorge Rank e sua mulher Francica. Faleceu em 21/07/1905 aos 28 anos sepultada na sede de São Bento do Sul. Os irmão de Francisca imigraram com os pais (ver II 43 João Kohlbeck).

31 – Oscar Gärtner

32 – Antonia Iem


IV- GERAÇÃO

1 – Maria Hübl

2 – “Alfredo” Hoffmann

3 – Stefano Streit ou Estevão *16/09/1883 e foi batizado em 18/01/1884. Padrinhos Silvestre Gärtner e Barbara Kwitschal.
4 – Francisca Bayer – Imigrante da Áustria – Boêmia 22/11/1891 (O Reino da Boêmia (português brasileiro) ou Reino da Boémia (português europeu) (em checo: České království, em alemão: Königreich Böhmen; em Latim: Regnum Bohemiae) foi um país da Europa Central, membro independente de fato do Sacro Império Romano-Germânico, do Império Austríaco a partir de 1805 e do Império Austro-húngaro, logo do Compromisso Austro-húngaro entre 1867 e 1918. História: O reino foi estabelecido formalmente em 1212 por meio da Bula de Ouro da Sicília, promulgada pelo imperador do Sacro Império Romano-Germânico Frederico II. Seu primeiro rei foi Otacar I da Boêmia, que pertencia à dinastia Premislida. Em 1251 o rei Otacar II (ou Iron and Golden king) invadiu e incorporou o reino da Boêmia no Arquiducado da Áustria, em 1261. A zona de Eger seria cedida a Boêmia em 1322 por Luís IV da Baviera. A partir de então, passou a formar parte do Império Austríaco. Em 1867, a consequência do Compromisso Austro-húngaro, no reino da Boêmia, passou a integrar a parte austríaca do Império Austro-Húngaro. O reino foi dissolvido em 1918, com a abdicação do último rei boêmio Carlos III, como consequência do desmembramento do Império Austro-húngaro do que formava parte. A Assembleia Nacional de Praga depois oficialmente a dinastia Habsburgo e proclamou a República Checoslovaca.)
5 – José König

6 – Maria Zeferina Fragoso

7 – Cipriano Batista Fragoso *23/03/1903 + 02/05/1985

8 – Gertrudes Seidl * 20/03/1903 + 28/02/1985

9 – André Pscheidt *15/03/1889 + 27/11/1955

10 – Ana Rückel *17/03/1891 + 10/11/1982

11 – José Mühlbauer

12 – Francisca Weiss

13 – Carl Gruber

14 – Augusta Dawerko

15 – Paulo Spitzner

16 – Elza Gärtner

V – GERAÇÃO

 1 – Alfredo Hübel

2 – Rosa Streit

3 – Antônio König

4 – Maria Seidl

5 – Alfredo Pscheidt

6 – Anita Mühlbauer

7 – Ervino Gruber

8 – Vali Spitzner