sábado, 2 de agosto de 2014

SÃO BENTO PASSADO XVII - SANTA CATARINA












1925 - Prefeitura e em segundo Plano Igreja Católica quando ainda menor e com uma torre


Residência em madeira da família Zipperer


1937 - Residência família Krüger - Rua Barão do Rio Branco


Adicionar legenda



1917 - Rua Estrada da Neves - Residência da família de Germano Stein

Rua Engelberto Stüber - Bairro Lençol  (localidade conhecida no passado como Reichemberg) - No centro da imagem vemos a  Residência da Família Stüber


Avenida Argolo 1925 - Em primeiro plano a redidência de Manoel Gomes Tavares, mesmo local onde hoje está a Hotel Urupês. A próxima entrada a direita é atualmente a  Rua Manoel Tavares.



Residência Thompson - Estrada da Serra

Residência Thompson


Casa no estilo Blockhaus - Casa dos primeiros imigrantes feita de toras serradas em pranchões feitas de forma manual com serra traçadeira. O telhado era de tabuinhas e posteriormente evoluiu para telhas de barro.

Casa com entrelaçado de madeira e barro. Esta forma de construção já era utilizada na região antes da imigração de 1873 -  constatadas nas famílias Fragoso, em ambas as margens do rio Negro. No lado de SC pertencia a São Bento, e depois/atualmente Campo Alegre - Fragosos.


Residência que pertenceu a Alfredo Zacharias, depois a Lauro Simm. Atual Rua Wolfgang Amonn. A rua teve outros nomes no passado como Rua São Pedro e Rua Lauro Müller. Lauro bem como seu filho dedicaram sua vida na A SIMM MOTOSSERRAS localizado na Rua Henrique Schwarz 423 no Centro de São Bento do Sul, atualmente está na administração sua neta Leila Simm. A residência da imagem foi demolida a poucos anos dando espaço para um estacionamento.

Residência de Alfredo Zierhut - Pequenas tábuas nas paredes como revestimento. Telhado de madeira em forma de tabuinhas. Estrada Dona Francisca, atualmente Rua Francisco Pauli, no Bairro Oxford


1922/1923 Cruzamento a atual Rua Visconde de Taunay e Jorge Lacerda - Centro