sábado, 2 de agosto de 2014

IMIGRANTES Império Austro Húmgaro - Brasil - SÃO BENTO DO SUL NO PASSADO - IMAGEM PANORÂMICA 50 ANOS


O Planalto Norte Catarinense foi colonizado por diferentes etnias, entre elas os de descendência Portuguesa, ou melhor, Brasileiros já nascidos neste país. Mas é evidente o destaque da colonização dos imigrantes europeus que dominaram em maior número, estes aportaram desde o ano de 1873, provindos de regiões diferentes. E surge uma nova cidade com forte influência da cultura germânica. 

Dos primeiros imigrantes que aqui chegaram, podemos relatar sua procedência da Prússia Ocidental, Boêmia, Pomerânia, Saxônia, Polônia, Áustria, Baviera, Wetsfália, além dos Teuto-Polones, seguidos, nos sucessivos anos, por muitos outros de diferentes “origens”.

Após um ano dos primeiros imigrantes, portanto em 1874, já haviam em São Bento 50 famílias e uma população de 310 pessoas. A maioria vindo da Boêmia. O Reino da Boemia existiu como monarquia hereditária de 1212 até 1918 (sendo que de 1620 a 1918 esteve anexado ao Reino da Áustria)


Foto: SÃO BENTO 50 ANOS (SÃO BENTO DO SUL - SANTA CATARINA - BRASIL)




O povoado foi despertando para o progresso desta terra e, em contínuos e sucessivos anos a cidade cresce pelo esforço e trabalho de seus imigrantes seguindo na evolução econômica alavancada pelos seus descendentes e novos moradores que adotam São Bento do Sul.




AUGUST KÖNIG foi um entre os primeiros 70 imigrantes que chegaram em Joinville e subiram a serra rumo a São Bento, formar uma nova cidade (São Bento do Sul - Santa Catarina - Brasil). Quando August faleceu em 1924 a cidade já estava com a estrutura conforme as imagens datadas acima.
August König natural da Bohemia, filho de José König e Anna König, ambos naturais da Bohemia. Emigrou da Alemanha aos 32 anos, então lavrador de Shoenbach, atualmente Zdislava na República Tcheca região de Liberecký, distrito de Liberec. 
A viajem ocorreu no dia oito de maio de mil oitocentos e setenta e três (08/05/1873), partindo de Hamburgo no navio Guttenberg chegando no Brasil em doze de julho de mil oitocentos e setenta e três (12/07/1873) acompanhado de sua esposa Therese, 29 anos, e seus dois filhos: Maria 7 anos e August de 5 anos.
August König faleceu em 11/06/1924 com 82 anos de fraqueza no coração.  Sepultado no cemitério da Estrada Dona Francisca

Conheça mais sobre AUGUST KÖNIG no endereço: