terça-feira, 27 de setembro de 2011

Imigrante August König 1873 - Schoenbach


Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)

IMIGRANTE
AUGUST KÖNIG

August König natural da Boêmia (O Reino da Boêmia existiu como monarquia hereditária de 1212 até 1918 , sendo que de 1620 a 1918 esteve anexado ao Reino da Áustria), filho de José König e Anna König, ambos naturais da Boêmia. Emigrou do porto da Alemanha aos 32 anos, então lavrador de Shoenbach, atualmente Zdislava na República Tcheca região de Liberecký, distrito de Liberec.
A viajem ocorreu no dia oito de maio de mil oitocentos e setenta e três (08/05/1873), partindo de Hamburgo no navio Guttenberg chegando no Brasil em doze de julho de mil oitocentos e setenta e três (12/07/1873) acompanhado de sua esposa Therese, 29 anos, e seus dois filhos: Maria 7 anos e August de 5 anos.




 50°45'50.85"N         14°52'29.69"L

República Tcheca; Região de Liberecký; Distrito de Liberec - Zdislava - Identificação do terreno de August König
 50°45'50.85"N         14°52'29.69"L




A viajem da família König e de tantos outros, deste navio, foi muito perturbadora e com conseqüências dramáticas, seguidas de difíceis condições de recepção e das primeiras acomodações.“O Kolonie Zeitung comenta a epidemia de varíola.No dia 10 de julho aportou em São Frâncico o navio de imigrantes “Guttenberg”, expedido em 8 de maio de Hamburgo; trouxe, além de colonos para o Espírito Santo(125) e Blumenau (cerca de 150), 230 colonos para cá. Destes, faleceram 9 durante a viagem. Infelizmente o navio chegou com alguns doentes de varíola a bordo e por essa razão foi obrigado a voltar ao canal logo após a entrada no porto. Após vários telegramas entre as autoridades de São Francisco e a Presidência da Província, esta última ordenou que os não afetados pela doença fossem levados para Dona Francisca, enquanto os doentes, cerca de 8 ou 9(os quais são colonos para Blumenau e nem todos estão com varíola), deveriam ser internados em hospital a ser instalado em uma casa. – Os colonos para Dona Francisca chegaram aqui entre os dias 13 e 15 de julho. A hospedagem dos recém-chegados trouxe algumas dificuldades, visto as Casas de Recepção ainda estarem ocupadas com imigrantes chegados pelos últimos dois navios. Foi preciso construir as pressas mais um rancho, porque a construção de mais casas foi relaxada, apesar de mais colonos estarem sendo esperados há muito. Infelizmente, já antes da chegada do Guttenberg, aconteceram alguns casos de varíola entre os novos imigrantes e muitas crianças vieram a falecer. Fazemos votos para que a epidemia não se alastre ainda mais, diante dos medidas extremamente insuficientes tomadas contra ela. Os imigrantes da Prússia ocidental (na maioria de ascendência polonesa) desejam ser transportados para Curitiba. Porque os doentes de varíola, destinados a Blumenau, foram trazidos no dia 16 para Joinville, dos quais pelo menos 8 estão internados no hospital aqui ordem do Presidente da província havia sido determinada a instalação de um hospital em São Francisco? É um procedimento irresponsável para com toda a população local. Também na Estrada da Serra já há casos de contágio”. (BÖBEL el al aput Kolonie Zeitung, 19/07/1873). As condições de recepção realmente eram desastrosas. “Somente quem conhece de perto a miséria na qual se encontram pessoas até então de certo modo abandonadas pelas condições pátrias, e de repente se vêem jogadas em ambientes completamente estranhos, assaltados por doenças e miséria sem que tenham a disposição os recursos costumeiros...” (BÖBEL et al aput Kolonie Zeitung, 19/07/1873).”

        August König foi um entre os primeiros 70 imigrantes que subiram a serra de Joinville para então iniciar uma nova cidade no planalto norte catarinense (São Bento) BRASIL. Teve como primeiro trabalho à Estrada Dona Francisca, a construção da primeiras casas e preparo de terrenos.

         Quando August König voltou para Joinville para buscar sua família, teve que suportar a terrível dor da perda de seus familiares, conseqüência inesperada quando planejado o desejo de uma nova vida, mas agora abalada. Sua esposa, que já vinha demonstrando fraqueza no navio Guttenberg, faleceu na casa de recepção, e seu filho August também faleceu da mesma doença.

Não tendo outra opção ele trouxe sua filha Maria, seu último elo familiar, e a mudança sobre as cangalhas da mula que ele mesmo puxara na penosa serra rumo a São Bento.

Ficou com o lote da linha “Murinelli” esta compreendia o número 1 a 26, onde mais tarde passou a Estrada Dona Francisca.

Iniciou sua nova vida no Planalto Norte Catarinense, numa terra estranha, desconhecida. Trabalhou como lavrador, comerciante, e participou na luta pela ordem política e social. Defendendo sua terra seus interesses, seus ideais e a vontade da coletividade.


August König (AMH)



        Dentre outras participações sociais August König teve atuação no início de 1875 quando alguns imigrantes começaram a se revoltar, insatisfeitos pela falta da legalização além de problemas como falta de: igreja, médico, escola.

"Confessa Doerffel nestas suas justificações que os colonos de São Bento, pelo menos em muitos pontos, tinham razão com suas reclamações. Principalmente a falta de escrituras definitivas e documentos de posse, dos seus lotes, revoltava esta gente simples, que não compreendia que a situação da Sociedade Colonizadora não permitia o fornecimento de títulos definitivos devido às dúvidas na questão de limites entre as províncias do Paraná e Santa Catarina..
De acordo com a promessa de Doerffel, dois colonos de São Bento foram enviados ao Rio de Janeiro com as passagens pagas. Um terceiro colono juntou-se à comitiva e sua viagem foi paga pelos próprios colonos. No dia seguinte ao da "revolução", a 11 de janeiro August Koenig e Augusto Kuechler receberam do Diretor Interino um "Guia de trânsito” para uma viagem ao Rio e à Corte... “ para tratar pessoalmente com o Governo Imperial assuntos de seu interesse". Viajando pelo vapor intermediário "Itajaí", os "deputados" de São Bento somente voltaram em meados de fevereiro. Sem terem conseguido "falar com o Imperador" e sem resultados positivos.

        A viagem destes emissários teve, porém. Conseqüências imprevistas. O Governo da Prúcia e outros Estados da Alemanha se opuseram a emigração em massa para além mar. Principal meio nesta campanha contra as colônias do Brasil, a imprensa alemã focalizou a Colônia de São Bento como exemplo desanimador da colonização mal intencionada pela sociedade de Hamburgo. Interrogados os três colonos pelo Embaixador da Alemanha e do Cônsul da Áustria, no Rio de Janeiro, seguiram as queixas em forma de protocolos para os respectivos Ministérios da Alemanha e Áustria, provocando comentários e protestos na Imprensa européia."(FICKER. 1973).

Sufocados pela angústia e desejo de melhoria das condições em que se encontravam, mais uma vez um grupo de imigrantes se manifestam pela democracia, mas de forma exaltada.

        August König , Schier, Bergmann, Wenzel Struepp, Keller, Buechner, Lorenz, Wabersich, Glade e Samuel Weber, em 1887 elaboraram panfletos contra a Direção da Colônia devido ao abandono que se encontrava São Bento. Dentre algumas das dez reivindicações eles pediam solução para a miséria, fome e falta de pagamento por serviços prestados na construção da Estrada Dona Francisca .
Segue, de acordo com o original, parte do relatório apresentado pelo Dr. Manoel de Azevedo Monteiro Secretário da Polícia do desterro, apresentado ao vice-presidente da Província, em 16 de abril de 1878:

        "Tendo-se realizado no dia 14 o ajuntamento convencionado, e não julgado os motores do mesmo, suficiente o numero de colonos reunidos para chegarem ao audacioso fim que tinham em vista, percorrerão as casas dos que não tinham aparecido e por ameaças de morte e de incêndio das habitações, os obrigarão a juntarem-se aos outros e a descerem para Joinville; em segundo lugar; e que os mesmos Buechner, Koenig etc. acompanhados de outros, a fim de levarem o terror á Direção, e assim dominarem-na, ao depois de vários maus tratos e ameaças constrangerão o Snr. August Heeren, agente da mesma, a vir com eles como prisioneiro; em terceiro lugar, que Struepp, encolerizado contra a mulher do colono Lilla, por esta ter procurado abastar que seu marido fizesse parte do ajuntamento criminoso, tentará contra a vida da mesma, e que acompanhado de Weber e Koenig, levará o Webersich a espancar e ferir o colono Schoroeder, por não ter querido este segui-los; em quarto lugar, que Koenig, Buechener, Schier e Struepp e bem assim Keller e Oberhofer, movidos pelo receio de que o ajuntamento se dissolvesse por falta de alimentação na viagem, penetrarão na casa de negócios do colono Goll e ainda por meio de violências obrigarão a este a fornecer aguardente e gêneros alimentícios a si e a seus apaniguados; em quinto lugar que Weber em viagem com os demais colonos para Joinville, matara duas rezes no Campo da Fazenda de criação de São Miguel, apossara-se da carne dessas rezes e a distribuira pelos companheiros; em sexto lugar, que somente pela animosa atitude e prudência do Delegado de Policia Frederico Jordan e de algumas outras pessoas, deixarão os revoltosos de tornar efetivo o fim que os lavara á Joinville, como já foi dito." (FICKER 1973).



 Documento de Nacionalidade Brasileira (AMH)

O fim da "revolução" que repercutiu nacionalmente e internacionalmente terminou com a prisão e cobrança de multas dos dez "líderes". Tendo cada qual sua pena determinada.


Na história não devemos colocar impressões pessoais sobre os fatos, mas nesta situação me coloco em empatia. Vejo a perda de valores essenciais da própria constituição digna da vida humana, na fragilidade e instabilidade de quesitos da estruturação básica que regem a própria sobrevivência, situações vivenciadas que nem sequer margeiam as condições ideais, estando longe da qualidade de vida almejada. E sucumbidos pelos desejos primários da existência, sob pressão e estresse, se deflagra sucessivas tentativas de insanidade num súbito e último suspiro desesperador de garantir todos esforços, sofrimentos, trabalhos e esperanças de renovação. Contudo vivem num momento onde ninguém mais os ouve, ou lhes garantem uma resposta de futuro, um momento de perdas emocionais e psicológicas.

Mas os primeiros conturbados anos, de fixação e acomodação dos imigrante no Planalto, foram de fato vencidos.


Dinheiro que August recebeu via correio com família que mantia contato (AMH) (frente)

Dinheiro que August recebeu via correio com família que mantia contato (AMH) (verso)

August König, hoteleiro, casou pela segunda vez, com Anália Eichendorf e tiveram os filhos; José, Otto, Guilherme e Augusto. O casal ainda teve um quinto filho, mas este nasceu morto. Na trajetória de vida, August König também foi proprietário de um salão de bailes, com bar e uma pista de bolão, localizado na Estrada Dona Francisca.


Os quatro filhos de August e Anália seguiram rumos diferentes, também Maria, filha de August e Theresia:


FILHOS DE AUGUST KÖNIG
 
- José Koenig foi morar em Fragosos, inicialmente trabalhando como sapateiro. Casou com Zeferina Maria Fragoso e tiveram os filhos (as) genros e noras: Roberto Koenig e Francisca Kemp; Reinaldo Koenig e Alvina Miara e Elza Schwarz; Antônio Koenig e Maria Seidl e Guiselda Rhien; Ernesto Koenig e Gertrudes dos Santos; Luiz Koenig e Maria dos Santos.


 Maria Zeferina Fragoso, José König e filhos (AMH)


  • Otto Koenig ficou morando na Estrada Dona Francisca, trabalhando no campo. Casou com Erminia e tiveram os filhos (as) genros e noras: Vile Koenig e Paula Fleischmann; Antônio Koenig e Eli Frantz; Alfredo Koenig e Edite Neumann; Paula Koenig e José Runtska; Ermina Konig e Afonso Pscheidt.

  • 
    Guilherme foi para Campo Alegre, onde trabalhou como marceneiro, fazendo móveis e caixões. Casou com Ida e tiveram os filhos (as) genros e noras: Otto Koenig e Gorniack; Frida Koenig e Carlos Hansen; Alfredo Konig e Elza Schultz; Pedro Koenig e Araci Regina Gonçalvez; Lídia Koenig e José Cardoso de Lima; Fernando Koenig e Francisca Munhos; Leopoldo Koenig e Bertha Koehler; Afonso Konig e Áurea Cubas e Maria Ferreira; Anália Koenig.

  • Augusto König morreu em 1899 com 21 anos. Augusto, filho do imigrante, às duas horas da tarde estava transportando, na carroça, uma carga de lenha. Ao descer uma ladeira, próximo da casa, acabou se desequilibrando, sendo jogado do banco, caindo entre os cavalos e a balança. A carroça passou por cima de seu corpo matando-o no mesmo instante.

Maria König e Adolfo Friedrick (AMH)
Maria König, natural de Althavendorf, na Bohemia, filha de August e Theresia. Sua mãe natural de Krotschamann, Bohemia. Maria casou aos 25 anos com Adolfo Friedrick de 23 anos natural de Schenkenhansen na Bohemia filho de Conrado Friedrick e Antônia Neumann, ambos naturais da Bohemia. O casal teve os filhos (as): Augusto; Carlos; Otto; Ervino; Ernesto; Gertrudes; Francisco; Paulo; Elza.





Mas o imigrante August König ficou viúvo novamente e aos 53 anos, casou pela terceira vez, em 1895 com Anna Manke, viúva, natural da aldea de Knileitschken na Bohemia, filha de Wenzeslao Schilka e Anna Maria Schmied, ambos naturais da Bohemia.



Foto pintura  August König (AMH)

        Para termos noção de tempo e de quanto São Bento prosperou é interessante frisar que após a data de casamento de August e Anna,: “Na passagem do século 19 para o 20, São Bento já contava 49 casas comerciais, seis serrarias, três engenhos de erva-mate, quatro curtumes, oito cervejarias, 12 marcenarias e já com apreciável produção de móveis, oito olarias, quatro padarias, seis seleiros, 19 sapatarias, três fábricas de tamancos que produziam para a exportação, dois tanoeiros, três funilarias, duas fábricas de gasosa e duas de vinagre, sete estabelecimentos especializados na fabricação de barricas de madeira para o transporte de erva-mate, 10 carpintarias para carroças, oito ferreiros, sete alfaiatarias, quatro açougues, 14 botequins, além de um ambulatório e duas farmácias” (TERNES, 2002)’.


August König faleceu em 11/06/1924 com 82 anos de fraqueza no coração.  Sepultado no cemitério da Estrada Dona Francisca


Cemitério Estrada Dona Francisca em São Bento do Sul - SC. Foto M. Hübel




Cemitério Estrada Dona Francisca - São Bento do Sul SC. Foto M. Hübel


Cemitério Estrada Dona Francisca - São Bento do Sul SC. Foto M. Hübel

Frases da lápide:
"Querido Pai, dorme em paz suavemente em sua cripta, depois das lutas terrenas.
Repousa até que Deus o chame.
Descanse em paz."


Cemitério Estrada Dona Francisca - São Bento do Sul SC. Foto M. Hübel


Cemitério Estrada Dona Francisca - São Bento do Sul SC. Foto M. Hübel

HOMENAGENS AO IMIGRANTE AUGUST KÖNIG




Placa de homenagem aos primeiros 70 imigrantes em comemoração aos 100 anos de São Bento do Sul em 1973. Praça do Centenário, também conhecido como Praça do Monumento, antes cemitério municipal. (FOTO 1998)


Praça do Centenário - Monumento em comemoração ao centenário de São Bento do Sul (coluna (lado direito da imagem) de crescimento populacional do município nos 100 anos (FOTO 2014)

Rua do Município de São Bento do Sul - SC - Brasil (FOTO 2014)

Convite para inauguração do Viveiro Municipal Imigrante August König (Imagem de 2011)

Placa de inauguração do Viveiro Municipal Imigrante August König - Denominação defendida pela Vereadora Nilva Larsen Presidente da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul - SC

"ORIGEM" DE AUGUST KÖNIG na atualidade

 
Reichenberg (Liberec) na Rep. Tcheca
Marcada com uma estrela vermelha no mapa



 
Reichenberg  (Boemia)- Atualmente Liberec (Rep. Tcheca)


Reichenberg  (Boemia)- Atualmente Liberec (Rep. Tcheca)


Reichenberg  (Boemia)- Atualmente Liberec (Rep. Tcheca)


Reichenberg  (Boemia)- Atualmente Liberec (Rep. Tcheca)


DOCUMENTOS DE AUGUST KÖNIG

Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)

Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)

Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)


Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)


Reise Pass de August König  - 1873 (AMH)


Documento de Nacionalidade Brasileira (AMH)


Documento de Nacionalidade Brasileira (AMH)


FOTOS/IMAGENS DE SÃO BENTO DO SUL NO PASSADO



MUSEU COM CÓPIAS DO DOCUMENTO DE AUGUST KÖNIG

 Museu da Emigração, na cidade de RALSKO.Foto H. Rank


Petr Polakovic recebendo o documento de emigração para  o Museu da Emigração. Foto H. Rank 


Hilário Rank entregando para Petr Polakovic  a bandeira do Estado de Santa Catarina para o Museu da Emigração - RALSKO. Foto I. Hübel

Propaganda de incentivo a emigração - Museu da Emigração - RALSKO

 Museu da Emigração - RALSKO


Petr Polakovic recebendo o documento de emigração de August König para o Museu da Emigração, na cidade de RALSKO. Foto H. Rank


LOCAL ONDE MORAVA AUGUST KÖNIG - ATUALMENTE ZDISLAVA
REPÚBLICA TCHECA

República Tcheca - Regíão de Liberecký - Distrito de Liberec - Zdislava, 09 de Setembro de 2011.
Foto:  H. Rank



Igreja de Zdislava, poucos metros do terreno que pertencia ao Imigrante August König. Foto I. Hübel



Terreno de August König ocupado antes de 1873. Local onde existia a moradia (casa nº 6). Confirmado pelo auxílio do documento de emigração, pesquisador local e Prefeito de Zdislava - Foto: H. Rank



Vista na saída do caminho que leva ao terreno de August König. Zdislava - Foto I. Hübel


Árvore de maça, na lateral do terreno que pertencia a August König. Zdislava - Foto I. Hübel

Zdislava - Foto Rodrich

Zdislava Foto Jholzi

Zdislava Foto Rodrich



Zdislava Foto Rodrich



Zdislava Foto R. Weyts


Zdislava - Foto:  H. Rank



Zdislava -  Foto: I. Hübel

Zdislava - Foto I. Hübel

Zdislava - Foto: H. Rank

Zdislava - Foto: H. Rank

Zdislava - Foto: H. Rank

Zdislava - Foto I. Hübel

Zdislava - Foto: H. Rank


Zdislava - Foto: H. Rank

IMAGENS DE ZDISLAVA
















































Hotel na Vila Flamendr - Próximo de Zdislava (7 km)



http://pt.db-city.com/República_Checa/Liberecký/Liberec/Zdislava


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liberec

Brasão: leões e aves da República Tcheca




Bandeira da República Tcheca



Bandeira da Alemanhã com brasão



Bandeira oficial da Alemanhã

Em Setembro de 2011 um grupo formado por pessoas das cidades de São Bento do Sul; Campo Alegre; Corupá e Piên, coordenados com apoio de Hilário Rank, visitaram: Alemanha; República Tcheca; Áustria e Suíça.

Na viagem cultural, entre as opções de turismo, foi possível recolher diferentes informações nos locais de origem dos imigrantes de São Bento do Sul e região nordeste de Santa Catarina.



IMMIGRANT AUGUST KÖNIG
August König natürlichen Böhmen, Sohn von Joseph und Anna König König, beide aus Böhmen. Emigration aus Deutschland im Alter von 32, dann der Bauer Shoenbach derzeit Zdislava in der Tschechischen Republik Liberecký Region, Kreis Liberec.Die Reise fand am 8. Mai hundert und Dreiundsiebzig (1873.05.08) achtzehn Jahren, ab Hamburg auf dem Schiff Guttenberg Ankunft in Brasilien in 12 Juli einstausendachthundert und Dreiundsiebzig (1873.07.12) begleitet von seiner Frau Therese, 29, und ihre beiden Kinder: Mary 7. August Jahren und 5 Jahren.

Die Reise der Familie König und so viele andere war dieses Schiff sehr störend und die tragischen Folgen, gefolgt von schwierigen Bedingungen der Aufnahme und Unterbringung der ersten. "Die Kolonie Zeitung kommentiert die Epidemie varíola.No 10. Juli kamen in San Frankish der Einwanderer Schiff "Guttenberg", am 8. Mai Hamburg ausgestellt, brachte sowie Siedler auf den Heiligen Geist (125) und Blumenau (150), 230 Siedler hier. Von diesen starben 9 während der Fahrt. Leider kam das Schiff einige Patienten mit Pocken an Bord und war daher gezwungen, um den Kanal bald wieder nach Einfahrt in den Hafen. Nach mehreren Telegrammen zwischen den Behörden von San Francisco und den Vorsitz der Provinz, bestellt diese nicht von der Krankheit betroffen zu Dona Francisca genommen wurden, als Patienten, etwa 8 oder 9 (die Siedler in Blumenau und nicht jeder mit sich Pocken), sollte in ein Krankenhaus eingewiesen werden, um in einem Haushalt installiert werden. - Die Siedler kamen hier für Dona Francisca zwischen 13 und 15 Juli. Das Hosting der Neuankömmlinge brachten einige Schwierigkeiten, weil die Häuser noch bewohnt Empfang Einwanderer kamen mit den letzten beiden Schiffen. Es dauerte mehr schnell eine Ranch, weil der Bau von Häusern war entspannt, obwohl die meisten Siedler erwartet, dass sie lange dauern. Leider schon vor der Ankunft von Guttenberg, gab es einige Fälle von Pocken unter den neuen Einwanderern und viele Kinder starben. Wir hoffen, dass die Epidemie nicht weiter ausbreitet, da die extrem unzureichende Maßnahmen dagegen ergriffen. Einwanderer aus Westpreußen (meist polnischer Herkunft) will nach Curitiba transportiert werden. Da Patienten mit Pocken, für Blumenau, 16 wurden an Joinville gebracht, von denen mindestens 8 sind in ein Krankenhaus hier in der Reihenfolge der Präsident der Provinz zugelassen worden war die Installation von einem Krankenhaus in San Francisco gegeben? Es ist unverantwortlich, ein Verfahren mit allen örtlichen Bevölkerung. Auch an der Bergstraße gibt es bereits Fälle von Ansteckung. " (Bobel el al aput Kolonie Zeitung, 1873.07.19). Die Bedingungen waren wirklich katastrophal Empfang. "Nur wer mehr über das Elend, in dem Menschen so weit etwas von den Bedingungen Heimat vernachlässigt, und finden sich plötzlich in völlig fremden Umgebung, von Krankheit und Elend, ohne die üblichen zur Verfügung stehenden Ressourcen zu kämpfen geworfen wissen ... "(Bobel et al aput Kolonie Zeitung, 1873.07.19)."
August Koenig war einer der ersten 70 Einwanderer, die den Berg von Joinville stieg und starten Sie dann eine neue Stadt auf dem Plateau nördlich von Santa Catarina (St. Benedikt). Hatte das erste Werk, Estrada Dona Francisca, den Bau der ersten Häuser und Grundstücke Vorbereitung.
Als August König zu Joinville zurück zu bekommen seine Familie hatte den schrecklichen Schmerz über den Verlust seiner Familie, unerwartete Konsequenz, wenn der Wunsch, ein neues Leben zu planen, aber jetzt erschüttert ertragen. Seine Frau, die bereits zeigen, hat Schwächen in das Schiff Guttenberg, starb im Haus der Rezeption, und sein Sohn starb auch August des gleichen Krankheit.
Da sie keine andere Wahl, brachte er seine Tochter Mary, ihr letztes Familie Link, und ändern Sie die Käfige auf dem Maultier, das sah er die schmerzhafte zog in Richtung St. Benedikt.
Er bekam die Partie line "Murinelli" Dazu gehörte auch die Zahl von 1 bis 26, wo er später Estrada Dona Francisca.
Er begann sein neues Leben auf der nördlichen Hochebene von Santa Catarina, in einem fremden Land, unbekannt. Er arbeitete als Landwirt, Kaufmann, und beteiligte sich an dem Kampf um politische und soziale Ordnung. Ihr Land zu verteidigen Interessen, Ideale und Wünsche der Gemeinde.

Unter anderem Beteiligungen August König ergriff Maßnahmen Anfang 1875, als einige Einwanderer begann zu revoltieren, durch das Fehlen der Legalisierung sowie Probleme wie fehlende unzufrieden: Kirche, medical school.
"Bekennen Sie Ihre Doerffel diesen Gründen, dass die Kolonisten von St. Benedikt, zumindest in vielerlei Hinsicht sie Recht hatten mit ihren Klagen. Vor allem die fehlende definitive Dokumente und Schriften der Besitz ihrer Grundstücke, empörte dieser einfachen Menschen, die nicht verstanden, dass Situation der Colonization Society war es nicht möglich die Lieferung der endgültigen Zertifikate aufgrund von Zweifeln über die Frage der Grenzen zwischen den Provinzen Parana und Santa Catarina ..Nach dem Versprechen Doerffel wurden zwei Siedler von St. Benedikt in Rio de Janeiro mit bezahlten Tickets verschickt. Eine dritte Siedler trat der Partei und seiner Reise wurde von den Kolonisten bezahlt. Am Tag nach der "Revolution", 11. Januar und August Koenig Augusto Küchler erhielt Interim Director der "Guide to Traffic" für eine Reise nach Rio und das Gericht ... "persönlich befassen sich mit der kaiserlichen Regierung ihre Angelegenheiten Interesse ". Anreise mit dem Dampf zwischen "Itajai", die "Mitglieder" des heiligen Benedikt kehrte erst Mitte Februar. Ohne die Möglichkeit, "dem Kaiser zu sprechen" und ohne positive Ergebnisse.
Ihre Reise hatte Emissäre jedoch. Unvorhergesehene Konsequenzen. Die Regierung von Prúcia und anderen deutschen Staaten zu massenhaften Auswanderung nach Übersee entgegen. Main-Weg diese Kampagne gegen die Kolonien in Brasilien, die deutschen Medien über die Colony of St. Benedict als deprimierend Beispiel für die Kolonisierung der Gesellschaft bösartigen Hamburg konzentriert. Befragt drei Siedler durch den deutschen Botschafter und Konsul von Österreich, in Rio de Janeiro, nach Beschwerden in Form von Protokollen für die jeweiligen Ministerien für Deutschland und Österreich, zu provozieren Proteste und Kommentare in der europäischen Presse. "(FICKER. 1973).
Squeezed von Angst und der Wunsch, die Bedingungen, unter denen sie noch einmal eine Gruppe von Einwanderern Manifest für Demokratie zu verbessern, aber so erhaben.
August König, Schier, Bergmann, Wenzel Struepp Keller, Büchner, Lorenz, Wabersich, Glade und Samuel Weber, im Jahr 1887 Flugblätter gegen die Direktoren der Kolonie wegen Vernachlässigung das war St. Benedikt produziert. Bei einigen der zehn Forderungen, die sie benötigte eine Lösung, um Armut, Hunger und Mangel an Zahlung für die Dienstleistungen in den Bau von Estrada Dona Francisca gerendert.Hier, nach dem ursprünglichen Teil des Berichts von Dr. Manoel de Azevedo Monteiro Police Sekretär des Exils, der dem Vize-Präsidenten der Provinz, am 16. April 1878 vorgestellt:
"Nachdem wir in den 14 Tagen der Gemeinde vereinbart wurde, und nicht beurteilt die gleichen Motoren, die ausreichende Anzahl von Siedlern auf dem Treffen so fett, dass sie im Sinn hatte, zu kommen, reisen um die Häuser derer, die nicht erschienen war und Todesdrohungen und Fire from Wohnungen, bedürfen zu anderen beitreten und gehen Sie nach Joinville, zweiten, und dass sie Büchner, etc. Koenig. begleitet von anderen zu bringen Terror-Richtung und damit beherrschen, die nach mehreren Drohungen und Beschimpfungen beschränkt die Snr. Heeren August, das gleiche Mittel, um mit ihnen als Gefangenen gekommen, und drittens, dass Struepp, zornig über die Frau Kolonisten Lilla, dafür, dass versucht reicher als ihr Ehemann haben Teil der Sammlung krimineller Versuch gegen das Leben, und begleitet von Koenig und Weber nehmen Webersich die Schläge und Verletzungen der Siedler Schoroeder, dafür, dass nicht diese, ihnen zu folgen, und viertens, dass Koenig, Buechener, Schier und Struepp sowie Keller und Oberhofer, von der Angst, dass die Versammlung würde aus Mangel an Nahrung auf die Reise zu lösen, wird das Haus des Siedlers Goll Geschäft durchdringen und auch mit Hilfe von Gewalt, um den letzteren zu zwingen, Alkohol und Lebensmittel anbieten zu können getrieben und seine Schergen, rangiert Weber fünften Platz auf der Straße mit anderen Siedlern nach Joinville, zwei auf dem Gebiet der Finanzen Rezes Schaffung St. Michael getötet, übernahm das Fleisch und verteilen diese Rezes durch Gleichaltrige, auf dem sechsten Platz, nur durch spirited Haltung und Klugheit der Polizeichef Frederick Jordan und einige andere Leute verlassen die Rebellen in Kraft bis zum Ende, dass Joinville gewaschen werden, wie gesagt zu geben. " (FICK 1973).


Das Ende der "Revolution", die national und international hallte mit der Verhaftung und feine Sammlung von zehn ended "Führer". Jeder mit seinem Satz gegeben.

In der Geschichte sollten wir nicht persönliche Eindrücke von den Tatsachen, aber in dieser Situation stelle ich mich in Sympathie. Ich sehe den Verlust von wesentlichen Werten der Verfassung würdig des menschlichen Lebens, die Zerbrechlichkeit und Instabilität der grundlegenden Strukturierung der Fragen, die das Überleben zu regieren, selbst erfahrene Situationen, die Grenze ideale Bedingungen, da weit von der gewünschten Qualität des Lebens. Primäre Wünsche und erliegt durch die Existenz unter dem Druck und Stress, wenn wiederholte Versuche, Wahnsinn löste eine plötzliche und verzweifelten letzten Atemzug, alles zu unternehmen, Leiden und Hoffnungen der Sanierungsarbeiten zu gewährleisten. Doch das Leben in einer Zeit, wo niemand sonst hört sie oder garantieren ihnen eine Zukunft Reaktion, eine Zeit der emotionalen und psychologischen Schäden.
Aber die ersten turbulenten Jahren der Fixierung und Unterbringung von Einwanderern auf dem Plateau waren in der Tat besiegt.


August König, Hotel, heiratete er ein zweites Mal mit Analysten Eichendorf und hatte Kinder, Joseph, Otto, William und Augustus. Das Paar hatte auch ein fünftes Kind, aber es war eine Totgeburt. Im Laufe des Lebens, war im August König auch Eigentümer einen Ballsaal, eine Bar und eine Bowlingbahn, bei Estrada Dona Francisca entfernt.


Die vier Söhne von August und Analysten haben unterschiedliche Wege, Mary, Tochter von August und Theresia folgte:



- Joseph Koenig zog nach Fragosos, arbeitete zunächst als Schuhmacher. Er heiratete Maria Fragoso Zeferina und hatte Kinder (as) Ehemänner und Ehefrauen: Robert Koenig und Frances Kemp Reinaldo Miara und Alvina Koenig und Elsa Schwarz, Anthony und Mary Koenig und Guiselda Rhien Seidl, und Gertrude Koenig Ernesto dos Santos, Luiz Koenig und Maria dos Santos.


Otto Koenig Road wurde in Dona Francisca Wohnen, Arbeiten auf dem Feld. Erminia verheiratet und hatte Kinder (as) Ehemänner und Ehefrauen: Vile Koenig und Paula Fleischmann, Anthony und Eli Frantz Koenig, Koenig und Bearbeiten Alfred Neumann, Paula und Josef Koenig Runtska; Ermina König und Alfonso Pscheidt.

William ging in Campo Alegre, wo er als Schreiner gearbeitet, die Herstellung von Möbeln und Särgen. Ida verheiratet und hatte Kinder (as) Ehemänner und Ehefrauen: Otto Koenig und Gorniack; Frida Hansen und Charles Koenig, Alfred und Elsa König Schultz, Peter Koenig und Araci Regina Gonçalves, Lydia Koenig und Jose Cardoso de Lima, Fernando Frances Koenig und Zeugnis, Leopold und Bertha Koehler Koenig, König und Alfonso und Maria Cubas Goldenen Ferreira, Analia Koenig.
Augusto Koenig starb 1899 im Alter von 21 Jahren. Augustus, Sohn des Einwanderers, um zwei Uhr am Nachmittag trug, in den Wagen, ein Fuder Holz. Wenn absteigend einem Hügel nahe dem Haus, schließlich kippen, da die Bank geworfen, fällt zwischen die Pferde und das Gleichgewicht. Der Wagen lief über seinen Körper tötet ihn sofort.Maria König, natürliche Althavendorf, in Böhmen, Tochter von August und Theresia. Seine leibliche Mutter von Krotschamann, Böhmen. Mary heiratete im Alter von 25 mit 23 Jahren von Adolf Friedrich Schenkenhansen in Böhmen natürlicher Sohn Antonia und Conrad Friedrich Neumann, beide aus Böhmen. Das Paar hatte Kinder (s): Augusto, Carlos, Otto; Ervino, Ernesto, Gertrude, Francis, Paul, Elza.




Aber die Einwanderer August König wieder und verwitwete bei 53, zum dritten Mal in 1895 verheiratet mit Anna Manke, Witwe, in der Ortschaft Knileitschken Böhmen, Tochter von Anna und Maria Schilke Wenzeslao Schmied, beide aus Böhmen geboren.


Um ein Gefühl für Zeit und als Benedikt ist interessant festzustellen, dass nach dem Datum der Hochzeit von August und Anna blühte, "den Übergang vom 19. zum 20. St. Benedikt hatte bereits 49 Filialen, sah sechs, drei Mühlen Yerba Mate, vier Gerbereien, Brauereien, acht, 12 und bereits Tischlerei mit erheblichen Herstellung von Möbeln, Keramik acht, vier Bäckereien, sechs Sattler, 19 Schuster, drei Fabriken zur Herstellung von Holzschuhen für den Export, zwei Küfer, drei Karosseriebau, zwei Anlagen von Soda und zwei von Essig, sieben spezialisierten Einrichtungen und in der Herstellung von Holzfässern für den Transport von mate, Tischlerei für 10 Autos, acht Schmiede, Schneider sieben, vier Metzgereien, 14 Bars und eine Ambulanz und zwei Apotheken "( ANZÜGE, 2002). "




König starb im August 1924.11.06 82 Jahre der Schwäche im Herzen. Auf dem Friedhof von Estrada Dona Francisca Buried


FOTOS/IMAGENS DE SÃO BENTO DO SUL NO PASSADO